Piracicaba, 19 de novembro de 2017
Você está em: Home FlorestalGrau de Proteção IP ?
Grau De Proteção IP ?
Imagem principal
A classificação IP (Ingress Protection) foi desenvolvida pelo CENELEC, do francês "Comité Européen de Normalisation Électrotechnique" ou, do inglês, “European Committee for Electro Techinical Standardization”, que é o comitê que prepara as normas relativas à eletricidade e à eletrônica para os países da União Européia. A norma também é conhecida como "NEMA IEC 60529 - Grau de proteção fornecido pelo envólucro – Código IP". Esta padronização visa à especificação do grau de proteção que o invólucro do equipamento elétrico oferece em relação ao meio ambiente.
 
O valor IP é normalmente formado por dois ou três números. Cada número, separadamente, informa a proteção a determinado ambiente. Está assim disposto:
 
1º número: Proteção contra objetos ou materiais sólidos
2º número: Proteção contra líquidos (água)
3º número: Proteção contra impactos mecânicos. Este número normalmente é omitido e não faz parte da IEC 60529
 
Assim, é possível dar o seguinte exemplo: Em uma classificação IP 34, o número 3 representa o nível de proteção contra objetos sólidos e o número 4 descreve o nível de proteção contra líquidos (água).
 
Um “X” pode ser utilizado em lugar de um dos números caso haja apenas uma classe de proteção. Ex.: IP X1 representa apenas o grau de proteção contra líquidos (água).
 
Abaixo segue a tabela para o Grau de Proteção contra a penetração de objetos sólidos estranhos (primeiro dígito)
Número Resumo Definição conceitual
0 Não protegido -
1 Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais A sonda de acesso, uma esfera de 50 mm de diâmetro, não deve penetrar totalmente no invólucro.
2 Proteção contra objetos sólidos com12,5 de diâmetro ou mais A sonda de acesso, uma esfera de 12,5 mm de diâmetro, não deve penetrar totalmente no invólucro.
3 Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais A sonda de acesso, uma esfera de 2,5 mm de diâmetro, não deve penetrar no invólucro.
4 Proteção contra objetos sólidos com1,0 mm de diâmetro ou mais A sonda de acesso, uma esfera de 1 mm de diâmetro, não deve penetrar no invólucro.
5 Proteçao contra poeira A entrada da poeira não é completamente vedada, mas a quantidade de poeira que entra não pode interferir na segurança ou na operação satisfatória do equipamento.
6 À prova de poeira Vedado contra a entrada de poeira
 
 
Abaixo segue a tabela para o Grau de Proteção contra a penetração de água (segundo dígito)
 
Número Resumo Definição conceitual
0 Não protegido -
1 Protegido contra gotas que caiam na vertical Gotas que caiam na vertical não causam danos.
2 Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15° Gotas que caiam na vertical não causam danos se o corpo estiver inclinado a até 15° em relação a qualquer plano vertical.
3 Protegido contra borrifo de água Água borrifada em um ângulo de até 60° em qualquer das faces verticais não causa danos.
4 Protegido contra jorro de água Água jorrada de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
5 Protegido contra jatos de água Água projetada em jatos de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
6 Protegido contra jatos potentes de água Água projetada em jatos potentes de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
7 Protegido contra imersão temporária em água A água não penetra em quantidades que causem danos quando o corpo do equipamento é imerso temporariamente em água em condições padronizadas de pressão e tempo.
8 Protegido contra a imersão contínua em água A água não penetra em quantidades que causem danos quando o corpo do equipamento é imerso continuamente em água em condições acordadas entre o fabricante e o usuário. Essas condições, no entanto, devem ser mais severas do que as do grau de proteção IP dígito 7.
9K Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão utilizados em limpeza Água dirigida ao corpo do equipamento de qualquer ângulo sob alta pressão não causa danos.
 
 
Abaixo segue a tabela para o Grau de Proteção contra impactos mecânicos. Este número geralmente é omitido e não faz parte da EC 60529.
Número Descrição e exemplo
0 Nehuma proteção
1 Proteção contra impactos de 0,225 joules - Ex.: objeto de 150g caindo de 15 cm de altura
2 Proteção contra impactos de 0,375 joules - Ex.: objeto de 250g caindo de 15 cm de altura
3 Proteção contra impactos de 0,5 joules - Ex.: objeto de 250g caindo de 20 cm de altura
4 Proteção contra impactos de 2,0 joules - Ex.: objeto de 500g caindo de 40 cm de altura
5 Proteção contra impactos de 6,0 joules - Ex.: objeto de 1,5kg caindo de 40 cm de altura
6 Proteção contra impactos de 20,0 joules -Ex.: objeto de 5kg caindo de 40 cm de altura
 
A relação da norma NEMA com a norma IEC segue o exposto na tabela abaixo:
 
Fonte:
http://www.naandanjain.com.br/pt/news/artigos/29-classificacao-ip
http://www.festo.com/cms/pt-br_br/1347_1468.htm#id_1468
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comit%C3%A9_Europeu_de_Normaliza%C3%A7%C3%A3o_Electrot%C3%A9cnica
http://www.digimed.ind.br/br/produtos/tabela%20grau%20de%20protecao
V2 Marketing e Propaganda